Apresentação



Novo Mercadinho Leiria

Antes de visitar, faça parte dele!

O NOVO MERCADINHO DE LEIRIA – o que é?

Em primeiro lugar, o que não é! O novo mercadinho de Leiria é um novo espaço físico que vai nascer na cidade e que nada tem a ver com o mercado municipal existente. O novo mercadinho de Leiria é acima de tudo uma iniciativa local que pretende entregar a cidade aos cidadãos: literalmente. O seu objetivo, é o de proporcionar um espaço físico, real, com oportunidades reais, para que todos os cidadãos, de qualquer idade, de forma individual ou coletiva, possam participar na dinamização da cidade, com os seus projetos, iniciativas, e ações, por mais simples que estas possam ser.
Cedido pela Acrenarmo e localizado no centro da cidade junto ao Castelo de Leiria, o Novo Mercadinho de Leiria é, à semelhança do Novo Mercado de Seia, um espaço físico, com bancas e espaços para expor, mostrar, trocar ou vender Eco-talentos, os seus Eco-talentos.

O novo mercadinho de Leiria procura Eco-talentos, o seu.

Se tem roupa em casa que já não usa e gostaria de trocar. Se tem objetos antigos que gostaria de vender. Se tem uma receita própria para um bolo que gostaria de dar a provar, ou se constrói abajures a partir de garrafas plásticas recicladas ou brincos a partir de caricas, que gostaria de mostrar, então tem um Eco-talento, e há uma banca para si no  Novo Mercadinho Leiria .

No novo mercadinho de Leiria procuramos Eco-talentos.

E tudo pode ser um Eco-talento! Seja um passatempo, um projeto, um produto, uma arte, uma ação, desde que possa ser vendida, mostrada, trocada ou partilhada! O que importa, o que faz com que tenha um “talento”, é que tenha vontade de participar na cidade, desejo de mostrar o que sabe fazer bem, e motivação para ser um cidadão ativo. Mas, fazemos uma simples exigência: para poder ser considerado um Eco-talento, as ações têm de utilizar racionalmente os recursos locais, promover a igualdade de oportunidades ou atenuar o nosso impacto no Planeta. No fundo, as iniciativas têm de promover o equilíbrio social, económico e ambiental na nossa sociedade.

Ainda não sei se percebi bem. Preciso de exemplos de Eco-Talentos!

Pode ser algo tão simples como uma fatia de bolo vendida numa das bancas do Mercado, desde que feita com produtos locais, ou peças de artesanato feitas através de materiais reutilizados ou ainda a promoção de um percurso de bicicleta pela cidade. Recorda-se das antigas feiras de velharias, ou mesmo a feira da ladra onde trocava ou vendia peças que tinha em casa e que já não usava? Pois então, isso também conta como Eco-talento pois está a promover o consumo racional, a reutilização.
Se tiver dúvidas sobre o seu talento não deixe de se candidatar pois alguém irá fazer a apreciação da sua candidatura e avaliar se é possível enquadrar-se no espírito deste projecto ou não.

Porque devo participar?

Em primeiro lugar porque é de Leiria ou vive em Leiria. Em segundo, porque, e tal como dissemos previamente, o dinamismo das cidades reside nos seus habitantes. E por último, porque esta é a oportunidade de fazer algo, de efetivamente participar em algo, de mudar algo.

É simples. É grátis. E funciona como todos quisermos.

A grande meta desta iniciativa é a de gerar um movimento comum, local e contínuo. Pelo que o novo mercadinho de Leiria e, à semelhança de um mercado comum, terá um horário. Na fase de arranque o novo mercado de Leiria deverá funcionar regularmente um sábado por mês, em horário ainda a definir. Em termos de participação, não existem custos associados, pelo que ter uma banca no mercado é totalmente gratuito e acessível a qualquer pessoa, que terá ao seu dispor periodicamente um local coberto com água e luz.

Muito bem, quero participar! Como faço?

O primeiro passo é algo tão simples como ler os Termos e Condições de Participação e preencher a ficha de candidatura disponivel aqui no blog. Depois é só aguardar a resposta por parte da organização.


Sem comentários:

Enviar um comentário